Paty Dibona

23 julho 2013

Wishlist Literária

|
Livro - O Teorema Katherine
Se o assunto é relacionamento, o tipo de garota de Colin Singleton tem nome: Katherine. E, em se tratando de Colin e Katherines, o desfecho é sempre o mesmo: ele leva o fora. Já aconteceu muito. Dezenove vezes, para ser exato.

Após o mais recente e traumático pé na bunda, o Colin que só namora Katherines resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.

Uma descoberta que vai entrar para a história vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera. 
 
 
  Livro - A Graça Da Coisa
"A gente é a soma das nossas decisões."

É uma frase da qual sempre gostei, mas lembrei dela outro dia num local inusitado: dentro do supermercado. Comprar maionese, band-aid e iogurte, por exemplo, hoje requer o que se chama por aí de expertise. Tem maionese tradicional, light, premium, com leite, com ômega-3, com limão. (...)

Assim como antes era mais fácil fazer compras, também era mais fácil viver. Para ser feliz, bastava estudar (Magistério para as moças), fazer uma faculdade (Medicina, Engenharia ou Direito para os rapazes), casar (com o sexo oposto), ter filhos (no mínimo dois) e manter a família estruturada até o fim dos dias. Era a maionese tradicional.

Hoje existem várias ¿marcas¿ de felicidade. Casar, não casar, juntar, ficar, separar. Homem e mulher, homem com homem, mulher com mulher. Ter filhos biológicos, adotar, inseminação artificial, barriga de aluguel - ou simplesmente não os ter. Fazer intercâmbio, abrir o próprio negócio, tentar um concurso público, entrar para a faculdade. Mas estudar o quê? (...) A vida padronizada podia ser menos estimulante, mas oferecia mais segurança, era fácil ¿acertar¿ e se sentir um adulto. Já a expansão de ofertas tornou tudo mais empolgante, só que incentivou a infantilização: sem saber ao certo o que é melhor para si, surgiu o pânico de crescer. 
 
Alguém já leu algum desdes dois? O que estão lendo atualmente?

4 comentários:

  1. Adorei sua wishlist ! Ainda não conhecia nenhum dos dois livros ! Mas pelo 'introdução' deles, achei bem interessante ! :)
    Bom, atualmente não estou lendo nenhum livro ! rs
    Beijos ♥
    http://www.nandamodaebelezaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas
    Os livros parece ser bom, pelo título já conhece
    Só estou lendo a Biblia amiga
    Mas vou começar a estudar em agosto
    Bjus
    segredosdaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 

criado e codificado para Paty Dibona
cópia proibida © 2015