Paty Dibona

14 setembro 2013

Dicas Para Blogueiras - Gentileza Gera Gentileza

|


Mais ou menos a uns dez anos atrás, eu tinha um blog, era uma espécie de diário onde eu compartilhava todos os meus dramas e loucuras haha. O mais incrível disso tudo era fazer amizades que eram tão sólidas, até mais presentes que meus próprios amigos da escola. Eu podia ser eu mesma ali, falar de todos os meus fantasmas, sem me importar em estar sendo julgada.

Hoje em dia muito se escuta na blogosfera a frase: "Gentileza, gera gentileza!" Quem nunca? Normalmente esta frase pode vir seguida de: "To seguindo, segue de volta?" Será que a blogosfera se resumiu a apenas isso? Uma gentileza sutil, disfarçada em interesse, pois eu te sigo apenas pra você me seguir de volta. Triste!

Não que eu seja contra esse tipo de coisa. Não entenda mal, não sou hipócrita. Amo ter seguidores e participo de grupos, amo toda a oportunidade de conhecer Blogs novos. O que eu não concordo é apenas seguir um blog e nunca passar lá pra falar um 'oi', comentar de verdade sobre o post, dar pitaco no post 'dasamiga'.

No dicionário: Gentileza - Capacidade de perceber uma necessidade de alguém e (ou) retribuir algo que lhe foi feito, sem ser pedido. Ou seja: ter educação é ser gentil.

  • Quando alguém te segue é educado seguir de volta. Mas, siga apenas se irá realmente voltar, comentar e participar. Não adianta seguir para ser um seguidor fantasma.
  • Comente apenas sobre o assunto do post
  • Divulgar sorteios em outros blogs não é legal (pelo menos eu não gosto). Caso queira divulgar sorteios com as amigas blogueiras, faça isso na sua Fanpage, nos grupos de divulgação, ou por e-mail.
  • Outra coisa que me desagrada é ver blogueiras que fazem um comentário padrão em todos os blogs, tipo: 'Oi, seu blog é lindo, adoro postagens desse tipo e já estou te seguindo, segue de volta?' Alooow! Não, não vou seguir, amigue.

Tinha tanta coisa pra falar, mas resumidamente é isso. E vocês o que acham sobre isso? Não deixem de dar a opinião, pois estamos aqui para compartilhar idéias e pensamentos, mesmo que diferentes. Super beijos ♥

16 comentários:

  1. Amiga, nossa desabafou tudo que eu e muitas outras blogueiras tinha vontade, fora quando vc divulga seu post em grupos, ai vem uma e comenta, sem ao menos visitar seu link, se vc seguir eu sigo de volta, nossa, eu pelo menos quando recebo uma visita, ou ganho um seguir, vou olhar o blog da pessoa para conhecer que tipos de leitores eu tenho, mas tem gente que não se manca, mas andei dando umas alfinetadas pelo face... =x
    Adorei o post, e falou tudo que eu estava sentindo... obrigada... haha
    beijinhos

    http://jeitinhoruivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe me inspirei um pouco nas suas reclamações e também em coisas desagradáveis que vem acontecendo...bjim ♥

      Excluir
  2. concordo absolutamente com o que disseste! acho que as pessoas nao sao obrigadas a gostar dos blogs dos seguidores e acho uma falta de caracter deixarem de seguir so porque a pessoa não seguiu de volta (felizment, isso nunca me aconteceu). a pessoa não e obrigada a seguir de volta, pois se nao gostar do blog, nao vale a pena, se nao tem interesse nenhum em ler os posts.
    normalmente quando vejo um post que gosto comento e debato o assunto do post com a blogger em questão, quando eu nao gosto do post digo porque, mas e raro eu odiar completamente um post - ate agora nunca me aconteceu ahah.
    nunca escrevi "segue de volta" pois acho que não tem interesse nenhum ter seguidores que me seguem so porque eu segui o blog deles. e quando me comentam isso, perco logo a vontade toda de seguir.
    por vezes, quando vou a primeira vez a um blog, comento sobre o post (decentemente), digo o que achei do blog da pessoa e informo a de que ja estou a seguir.e de vez em quando deixo o link do blog. Tem siddo esta a minha experiencia: quando a pessoa que comenta mostra que é inteligente e que partilha das opiniões do blogger (sem estar a mentir, claro) este normalmente decide visitar o blog da pessoa. isso e o que eu faço e tbm geralmente o que me acontece.
    e os bons blogggers quando alguem novo segue ou comenta o blog, uma pessoa que eles nunca tenham visto, normalmente espreitam o blog da pessoa e por vezes ate vao la para responder aos comentarios. e isso que eu faço, porque mostra que sim, que nos interessamos pelos nossos leitores, pois sem eles o blog nao anda.
    portanto, eu acho que escrever "segue de volta" mostra um bocado de desespero e má educação, pois se formos capazes de escrever comentarios inteligentes, podemos escrever posts assim tbm e isso deve bastar para as pessoas verem o nosso blog, mesmo que demore tempo.

    bem, ja me estou a alongar, ahahaha
    escreveste exatamente aquiilo que eu sinto, identifiquei me muito com este post XD

    :)

    ResponderExcluir
  3. Este cantinho está a cada dia mais lindo,útil e encantador!!!Bjosssss

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bem , estava passando e resolvi dar fazer uma visitinha adorei seu cantinho suas dicas venham também me visitar vc vai adorar. Ah já estou te seguindo.
    bj
    Adri
    HTTPS://adrimanias. blogspot.com. br
    HTTPS://www.facebook.com/EntreLinhaseagulhas

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vcs! Eu fico muito chateada quando comentam nos posts: seguindo, segue de volta? Não sigo mesmo, ninguém pode impor seguidores, é desagradável!
    Gostei do que vc postou Paty, também sinto o mesmo!
    Um eijo!

    ResponderExcluir
  6. Essa é a nossa realidade na blogsfera, gentileza seria agradar obrigatoriamente (se assim posso dizer) outra pessoa, ou seja: segui-la. Totalmente verdade oque você escreveu, e vou até compartilhar na minha página. Fico muito triste porque hoje as pessoas só visitam e seguem seu blog por interesse!

    http://palavras-digitadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Paty.
    Conhecendo seu blog e vindo aqui visita-lo. Claro que teria que segui-lo.
    Adorei o conteúdo, o nome, o layout, resumindo... tudo! Rsrsrs.
    As dicas que passa no seu post, serve de alerta a muitas blogueiras iniciantes que esquecem que, ter um blog não significa apenas quantidade e sim qualidade e parcerias entre nós.
    Beijoos, te espero no A Moda In Foco

    ResponderExcluir
  8. Essa dica é fundamental... eu passo muito tempo visitando blogs que eu sigo, comento quando eu devo comentar, não como uma obrigação, mas como reconhecimento... sigo praticamente todos os blogs que visito, inclusive o teu hehe, porém nem todos fazem isso e perdem muitas informações na internet... E também não suporto os comentários genéricos...

    Um abraço!
    Rodolfo Soares

    ResponderExcluir
  9. Bem, como sou de dar pitaco em tudo que a senhora faz, vou comentar: faço isto sim, tem gente que eu sigo só por seguir, mas... não sigo um blog q eu não goste ou não me identifique - pois se me der vontade de ir visitar quero me sentir em ks, como me sinto aqui.

    E o post está uma beleza! Bjs

    ResponderExcluir
  10. nossa, não podia concordar maiiiis com seu post!
    espero que muita gente leia isso!
    Beijos!

    www.fashionfrisson.com

    ResponderExcluir
  11. Oi estou entrando no mundo dos blogs agora não entendo muita coisa ainda, mais adorei o seu post e concordo plenamente com vc....criei um blog pra mostrar as coisas que gosto e o que faço independente de ter seguidores ou não acho que isso é uma consequência, acredito que temos que fazer as coisas que nos deixam felizes...bjos
    http://modadecoracaoemaiscoisinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Depois de um tempo a gente percebe que conseguir seguidores, curtidas é algo que acontece naturalmente e que implorar é muito feio. Criei meu blog recentemente e resolvi mandar o link para algumas amigas do meu face pessoal "Fulana curte meu blog". Uma delas, amiga de infância respondeu "Não obrigada" kkkk. Fiquei triste principalmente por ser amiga, mas logo de cara ela me fez ver que não preciso implorar curtidas (e olha que nem foi este o caso). Desde então, entendi que preciso ter: paciência, dedicação e muito bom senso. http://quebelezanaweb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. http://meumundinhocorderosa2.blogspot.com.br/ seus posts são muito legais meu sonho é ter um blog de sucesso por isso me inspiro nas suas dicas para usar no meu blog

    ResponderExcluir
  14. É realmente triste quando uma pessoa só recebe comentários desses. Eu pelo menos fico desanimada, porque é sinal que não se interessam muito pelo blog.
    http://suspirosdabea.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Isso dos sorteios agora é em qualquer lugar, skoob, instagram, facebook.
    Você falando de amizades antigas, pensei "sdds orkut", lá era a mesma coisa <3

    ResponderExcluir

 

criado e codificado para Paty Dibona
cópia proibida © 2015