Paty Dibona

04 setembro 2014

Como montar um look retro

|

O estilo retro/vintage sempre foi algo que me atraiu muito. 
Esse estilo nunca sai de moda e para montar um look retro é preciso prestar atenção em alguns detalhes bem importantes e que farão toda a diferença.



Cabelo e Make - O cabelo e a maquiagem já dizem muito sobre o visual retro. Na maquiagem, os olhos devem ser bem marcados e delineados. Na pele, é recomendado usar uma base que seja um tom mais claro que a cor natural. A cor do pó compacto deve ser semelhante a da base. As sobrancelhas merecem um destaque especial, em tons de cinza ou marrom. Batons vermelhos.

Nos cabelos, use e abuse do fixador, franjas, topetes e muito volume. As cores mais usadas eram: loiro platinado, preto azulado e vermelho. Gostaram da minha franja? haha. Assisti alguns tutoriais de penteado retro no youtube, pra poder me inspirar em algo e encontrei essa franja enroladinha pra dentro e presa com grampos. Fiquei me sentindo nos tempos da brilhantina!





Roupas - Escolhi um vestido básico preto, acinturado (bem típico da época). As mulheres usavam uns saiotes por baixo dos vestidos ou das saias para dar mais volume. Hoje em dia isso não é muito comum. 

Entre outras peças mais usadas estão os boleros e casaquinhos curtos. Calças capri, vestido tubinho e saia lápis de alfaiataria faziam e ainda fazem muito sucesso. Casacos de lã, bordados, tecidos de bolinhas.




Sapatos - Escolhi dois sapatos: um mais básico para o dia (Piccadilly) e um mais chique e ousado para a noite (Miucha). Para não errar, saiba que entre os mais usados estão os sapatos de duas cores, com acabamento de verniz e com fivelas. Sapatilhas cavadas, com laços grande, também são a cara desse look.




Acessórios - Resolvi apostar neste colar que comprei faz um tempinho e acho super fofo. É daqueles que abrem e dá pra colocar uma foto dentro. Mas se for pra buscar outras inspirações, pode abusar dos colares de pérolas, camafeus e afins. Outra dica é correr no armário da vovó e buscar jóias, bolsas, óculos antigos e arrasar, pois os acessórios certamente transformam o look.




Unhas - Dei uma pesquisadinha no titio Google pra saber como eram as unhas dos anos 30, 40, 50, 60 em diante e vejam só o que descobri. As unhas postiças foram inventadas por um dentista, para ajudar as pacientes que roíam as unhas. As cores que mais predominavam em 60 eram tons pastéis. Era comum também combinar a cor das unhas com a dos olhos e cabelo. Surgiram as francesinhas, que são muito usadas hoje em dia. Eu escolhi passar o vermelho da Essence Colour & go (114 Fame Fatal) e acho lindo.




Então, prontas para montar o seu look retro? 
Envie o seu look para patytristan@gmail.com e eu escolherei os melhores para postar aqui no blog e na Fanpage. Assunto do e-mail: Meu look Retro. Não esqueça de deixar seu nome e blog (caso tiver). 

Visitem os blogs amigos que também estão participando com uma postagem do mesmo tema:






18 comentários:

  1. Adorei Paty!! Essa franja ficou muito linda!! Quando pensei retrô o que me veio na cabeça foi pin up!! Batom vermelho e delineado gatinho!! Mas quis fugir um pouco e montei o look um pouco diferente!! hehe Mas amei as tuas dicas e make!! Muito bem conceituado!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Virgínia. O bom é que o universo retro é bem extenso e cada década teve um estilo especial, desde aos mais sofisticados aos mais simples da era Woodstoock. Também amei seu look e make e estou louca para ver das outras meninas. Super beijo ♥

      Excluir
  2. Amei tudo.. cabelo.. make e look !!
    Adorei o vestido preto.. é a minha cara kkkk..
    Mas me diga.. tem alguma diferença entre o retro e o pin up ?!

    Grande beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada amiga!
      Retro é tudo antigo, da década de 40 a 60 +-, e as Pin ups eram um dos ícones do momento e continuam fazendo sucesso.. Eram sensuais, cheias de curvas (a gente ia fazer sucesso!) haha
      beijinhos ♥

      Excluir
  3. Amei o post. Ótimas dicas! Se mexer bem no guarda roupa dá pra montar uns looks que nem imaginamos hehe.

    Bjoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu mesma apesar de gostar muito desse estilo, tive que improvisar e dar uma reviradinha no guarda roupa. Beijos ♥

      Excluir
  4. Perfeito o post..muitas dicas legais. Também sou uma apaixonada pelo estilo retrô. Amei o look, make e seu cabelo fico maravilhoso!!!
    Detalhe bem legal é que muitas vezes estamos usando o estilo retrô sem perceber.
    Amiga ótimo texto cheio de informações e dicas pra voltar no tempo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada! Verdade Ju, às tendências voltam e a gente às vezes nem se dá conta. Isso que é o bom da moda, esse vai e vem constante. Beijos minha linda ♥

      Excluir
  5. Adorei o post, adorei o look, adorei tudo! O projeto será um sucesso.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Brenda! O projeto tá lindo, to vendo os posts das outras meninas e estou ansiosa pra ver o seu também...beijos ♥

      Excluir
  6. Oi Paty :D
    É um estilo que eu adoro muuito, independete da estação! Mulheres imponentes, sexy, bonitas. Quem sabe você post uma foto do look completo? É super bom para visualziar melhor!

    www.tatashhormain.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tanara, vou tentar da próxima vez!!! Beijinhos ♥

      Excluir
  7. Respostas
    1. brigada Micaely ♥ Espero seu look haha
      beijos

      Excluir
  8. Muito bacana seu post Paty! Acho tudo dessa época muito lindo! É tudo tão cheio de Glamour! rs
    Amei a franja também! <3

    Um grande beijo!

    http://renatavernisi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, foi a primeira vez que fiz uma franja nesse estilo hauaiuiuia. Mas até que gostei do resultado, Tem que colocar muito fixador pra poder segurar. Obrigada pela visita, beijos ♥

      Excluir
  9. Estou simplesmente APAIXONADA por essa foto do seu medalhão que mostra teu cabelo, sério ficou muito linda ! adorei as dicas, acho estilo retrô lindo..

    beijo♥♥
    guitarrebel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 

criado e codificado para Paty Dibona
cópia proibida © 2015