Paty Dibona

07 setembro 2015

Acorda Brasil

|
Vi uma matéria muito interessante no buzzfeed, esses dias, onde mostraram aos gringos, dez hábitos  dos brasileiros e eles acharam muito estranho. Dentre esses hábitos: tomar mais de um banho por dia, escovar os dentes no trabalho, sentar ao lado do parceiro no restaurante, segurar sanduíche com guardanapo, comer pizza com garfo e faca, chamar todo mundo pelo primeiro nome, jogar papel higiênico sujo numa lixeira ao lado da privada, ter 30 dias de férias, dez dias de feriado, comer abacate como fruta, marcar horário de festas sabendo que todos vão chegar duas horas depois, terminar mensagens com beijos ou abraços. Leia a matéria completa no buzzfeed e veja as reações.
Fonte
Tenho uma amiga americana e quando ela ficou sabendo que viria estudar no Brasil, a primeira reação que teve foi: onde fica o Brasil? Disse que ficou com muito medo quando soube que viria para o Brasil, pois achou que aqui encontraria um lugar arcaico, na selva, cheio de macaquinhos e índios. Triste realidade mas é assim que somos lembrados, quase sempre. Ela era do interior de Utah, uma cidade com uns 20 mil habitantes e se assustou ao chegar em São Paulo e ver uma realidade totalmente diferente.

Onde eu quero chegar com isso tudo? Os gringos conhecem aquilo que a gente insiste em mostrar para eles. Somos lembrados como um povo que não valoriza a educação mas onde o futebol tem um horário nobre na TV, por exemplo. Um país que gasta fortunas, construindo estádios e zero para reformas em escolas públicas. 

Acho que passou da hora de mudar esse pensamento e a única maneira é escolhendo sabiamente os nossos políticos. O movimento de impeachment do Fernando Collor foi um marco na política brasileira. Foi um símbolo da juventude que lutou por um país melhor... Foi tudo muito lindo! Mas passado alguns anos, vemos que o povo se esqueceu dos fatos, pois o mesmo Fernando Collor está novamente à ativa, trabalhando na política. Será que somos um povo que esquece fácil, ou um povo burro mesmo? Deixo a resposta com vocês.

Hoje eu poderia ter mil motivos para sorrir, poderia listar mil coisas que amo no Brasil, #sqn. Hoje eu só queria dizer que não adianta sair para comemorar a independência, quando temos os impostos mais caros do mundo, os juros mais caros do mundo, os pedágios mais caros do mundo, os carros mais caros do mundo, o combustível mais caro do mundo, a energia mais cara do mundo, os políticos mais caros e corruptos do mundo. Acorda, Brasil!

10 comentários:

  1. Você levantou algo a se pensar sobre a imagem que estamos passando e a que queremos passar. Acho que já passou dá hora de assumirmos a responsabilidade pelo futuro que queremos que nossa país tenha.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é uma tristeza ! Eu uma vez conversando com um gringo por um aplicativo, me falou que as mulheres daqui eram bonitas e tals... eu boba agradeci, logo ele pediu uma foto dos meus seios ¬¬' .Querido somos lindas e não putas. Infelizmente, vai ser difícil mudar a forma como eles nos veem principalmente com esse povo que não faz questão alguma de estudar.

    Trabalhei com um público que tinha um "poder financeiro" maior que o habitual e nossa, não sei o porque deles terem dinheiro! Porque o básico era difícil.

    É como você disse valorizamos coisas erradas aqui...
    Beijo | Amarilis

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu post e acho que são as duas coisas: burrice e comodismo! As pessoas reclamam, mas não fazem nada e quando organizam uma manifestação, tem aqueles que se aproveitam e quebram tudo.
    Chegamos ao ponto de poder sentir vergonha do nosso próprio país, olhamos para o lado e pensamos: onde tudo isso vai parar, com os aumentos de preços em tudo e o desemprego subindo?
    Tinha tudo para ser lindo, só que não!

    www.faseseestacoes.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nos libertamos das garras dos colonos e nos tornamos reféns de nós mesmos. Com uma melhor sociedade e governantes sérios, nosso país seria p melhor lugar do mundo.

    ResponderExcluir
  5. Paty é mesmo revoltante quando vemos um pais tão grande, tão bonito. tão rico é tão
    mal administrado, dividido, governado. O pior de tudo é que a maioria desse povo que esta lá em Brasilia é um povo que estudou, muitos ali passou necessidade antes de ser rico é depois que ganhou o poder esqueceu ate da verdadeira alma que eles tem. É triste, é depressivo para pra pensar que um pais tão lindo é tão sujo, egoísta. Tenho fé e esperança que um dia essa porra toda mude. Amei o seu texto, beijos coração.

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Essa é a realidade da nação chamada Brasil, infelizmente somos isso tudo e mais um pouco!!! Um povo que grita, grita , mas na hora H vota novamente nos mesmos corruptos, um povo que não sabe escolher seus governantes... Certa vez vi uma reportagem onde um jornalista dizia q o governo não investe em Educação, porque ela dá conhecimento e o conhecimento faz com que as pessoas não votem neles!!! Isso faz mt sentido pra mim!!!

    ResponderExcluir
  7. Paty, super respeitei sua atitude de mostrar de forma fácil a nossa triste realidade brasileira. De fato, não vejo motivo pra comemorações quando existem todos esses Q's acontecendo por ai. E é bem como a Aline citou, o governo não investe em conhecimento porque se investisse eles estariam ferrados!
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Paty, eu não tenho nem palavras para esse post. Tu disse tudo o que precisa ser dito e disse de uma forma simples e clara! O Brasil precisa mudar, mas não adianta em nada protestar hoje e aplaudir a copa amanhã. Parabéns!! 👏👏👏 acho que realmente estamos nos tornando um povo burro :c

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o seu post. Acho que o problema do brasileiro é o comodismo e a preguiça.
    Porque muita gente por aí não tem sequer a vontade de pesquisar sobre as coisas e sai falando besteira por aí, discursando coisas que não tem nada a ver.
    Falta vontade de mudar de verdade!

    Beijos
    www.silenciosametamorfose.com

    ResponderExcluir
  10. Dava pra falar tanta coisa sobre o Brasil mas a coisa mais triste pra mim é pensar que morar aqui está cada vez mais difícil e triste, ver tanta violência, ódio e raiva das pessoas sabe é algo que nunca pensei mesmo, eu sinceramente não recomendo a ninguém vir ao Brasil agora porque passamos por um tempo que a violência tem crescido, li uma matéria onde uma turista foi assaltada e estuprada veja só, como posso pensar ...é terrível e dai leio sobre política pessoas reclamando desse o aquele partido mas, fomos nós que os elegemos e pomos no poder, nós colocamos o Collor de volta no governo, nós também somos corruptos e ladrões...sinceramente eu ainda tenho esperança de ver um Brasil melhor mas atualmente só sinto tristeza por um país que é tão rico, tem tantas belezas e riquezas e estar dessa forma...podemos acabar como a Africa, a Africa é rica não pobre mas a desigualdade é tanta que uma pequena parte é rica e o resto muito pobre e cada dia que passa o Brasil chega mais perto de tal realidade, triste só isso.

    ResponderExcluir

 

criado e codificado para Paty Dibona
cópia proibida © 2015