Pular para o conteúdo principal

Materiais para iniciar na aquarela

A aquarela foi para mim, desde o início, um hobby muito gostoso, que me ajudou a aliviar os sintomas da ansiedade. É como se nada existisse quando estou aquarelando, esqueço os problemas e mergulho em um mundo mágico e colorido. 

Quando pensei na ideia do Clubinho da Aquarela, foi para dividir as minhas percepções com vocês, contar minhas experiências e o que funciona para mim. Às vezes, o que funciona pra mim, não vai funcionar para você, e tá tudo bem. O importante é ir testando e encontrar o seu jeitinho de fazer as coisas.



Existem vários tipos de materiais para se trabalhar com aquarela (que é considerada uma técnica difícil, pois tem uma secagem rápida). Mas, com os materiais certos e com a aplicação de técnicas, vamos ver que é possível. Sempre lembrando que cada um tem o seu tempo, suas habilidades. Não se compare, não se cobre e continue estudando, sempre.


Papel

Os papéis de aquarela, precisam ter uma gramatura mais alta, para absorver toda a água. Eles não deformam tanto quanto os papéis comuns. Existem papéis de diversas gramaturas e texturas. Os acabamentos, são gosto pessoal, então não vou entrar muito em detalhes, por enquanto. 

Quando comecei na aquarela, o primeiro papel que usei foi Canson Aquarela Linha Universitária, 300g, que tem o preço bem acessível. Também, foi o único que encontrei por aqui, nas papelarias. Super atendeu bem, tem uma granulação marcante de um lado e mais fino do outro. Dá pra usar os dois lados. Os papéis da linha estudante, foram projetados para ter uma textura semelhante ao profissional. A única diferença é a durabilidade, pois os profissionais foram projetados para durar por séculos.

Onde comprar online:
- Casa da Arte
- kalunga 
- Dezaina
- Koralle
- Fruto de Arte


Pincéis

Os pincéis para aquarela precisam ter a ponta arredondada (como da foto). Inicialmente, podemos começar com três (um bem fininho, um grosso e um intermediário). Muita gente gosta dos pincéis com reservatório de água. Apesar de ser um pincel interessante, é melhor aprender a trabalhar com pincéis comuns, para saber a lidar com as quantidades de água.

Pincéis que indico para começar:
- Keramik (esse azulzinho da foto). Tem um preço bem bacaninha e é ótimo para trabalhar.
- Faber Castell. Eu tenho um trio de pincéis da Faber e uso bastante, são bem macios. Precinho bem camarada também.

Assim como os papéis, os pincéis são gosto pessoal, com o tempo você vai encontrar suas marcas favoritas.

Alguns cuidados com os pincéis:
- Não utilizar com outra tinta que não seja para aquarela,
- Usar com leveza no papel, para não estragar a folha e o pincel.

Onde comprar:
- Casa da Arte
- koralle
- keramik
                                                                                                                                                                 
                                                                                                                                                                 

Tinta  

Aquarelas são pinturas delicadas, com muita transparência e é possível encontrar uma infinidade de tintas no mercado. A minha primeira experiência foi com um conjunto em bisnagas da marca Pentel. E é essa marca que recomendo para iniciar. É um material barato, e ótimo para estudo. Sempre recomendo começar com materiais que são mais em conta, pois o início é uma fase de teste mesmo.

Existem diversos tipos de materiais para trabalhar com aquarela:

- Bisnaga: Rende muito, tenho a minha desde 2017 e ainda tem muita coisa. É fácil de manipular, dosar as quantidades e fazer mistura de cores.
- Pastilha: Depois de testar a aquarela em pastilha da Koh-I-Noor, achei bem mais prática para usar e carregar para todo lado.
- Lápis de cor: Uso muito para fazer contornos e texturas.

Classes da Aquarela:

- Escolar: são as que encontramos nas papelarias, com um preço mais em conta. Elas são feitas com pigmentos sintéticos e corantes. Algumas marcas conhecidas: Leo&Leo, Faber-Castel, Pentel, Koh-I-Noor, Crayola, Acrilex

- Estudante: são intermediárias ou semi profissionais. São feitas com os mesmos ingredientes das tintas profissionais, com substituições de pigmentos mais baratos. Algumas marcas conhecidas: Talens Van Gogh, Winsor and Newton Cotman, LUKAS Aquarell Studio.

- Profissional: Fabricadas para durar mais, com pigmentos de alta qualidade. Por esse motivo, acabam custando mais caro. Algumas marcas: Winsor and Newton Artists, Talens Rembrandt, LUKAS Aquarell 1862.




Por hoje é isso. Já temos as informações básicas para iniciar nesse mundo encantador da aquarela. Sei que bate aquela vontade de já sair colorindo tudo, mas é importante conhecer os materiais certos, para que os resultados sejam satisfatórios.

Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários ou no lá no Clubinho da Paty

Um beijo ♥ e até o próximo post.

Faça parte

Clubinho da Aquarela no Whats
Clubinho da Aquarela no Facebook




Comentários

  1. aaai que demais ♥
    Eu sempre quis aprender a usar aquarela, mas sabe aquela coisa que você não se sente capaz? Deu até vontade de tentar de verdade. Acho que vou hein! ♥
    Amei os seus desenhos ♥

    www.ultimobiscoito.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre achei lindo as pessoas que pintam, desenham, eu sou pessima p isso kk
    Nunca tive paciencia tambem

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, QUE TALENTO!
    Acho maravilhoso quem sabe fazer esse trabalho... eu ainda estou aprendendo lettering, quem sabe um dia não passo para aquarela.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Que hobbie mais lindo! Eu sempre curti pintar quando criança, mas nunca me arrisquei depois partir para aquarela. Apesar de gostar, não sei se tenho talento para isso HAHAHAHA Amei as dicas, e com certeza será de grande ajuda a quem quer iniciar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Que lindo <3 eu simplesmente amei os desenhos são lindos..Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Acho simplesmente incrível quem faz aquarelas, é um trabalho muito primoroso e delicado, que simplesmente me deixam babando.
    Eu fiquei aqui babando em cada imagem que trouxe, que só mostram um talento enorme e muito bem feito. Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida é lindo pintura de aquarela, o resultado é encantador!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cartinha e mimos recebidos

Desde quando nasceu o projeto Old Mail, a minha maior vontade era fazer da blogosfera um lugar mais cheio de amor. E tem coisa melhor que receber cartinhas via correios? Não, não tem coisa mais singela. Sou apaixonada por cartas. E o melhor de tudo é trocar cartinhas com blogueiras incríveis. Juro, se eu pudesse, trazia todas as blogueiras que eu gosto para o nosso grupinho Old Mail. Seria ótimo poder conhecer todas elas, saber suas histórias e me sentir amiga intima ahaha... Uma carta é algo bem confidencial, você conta coisas que passariam batidas numa conversa rápida via internet. Por isso, me sinto amiga de todas as meninas que troco cartinhas. Parece que as conheço a muito tempo e isso é uma experiência que não tem preço.
Esse envelope cheio de amor, foi enviado pela Erika Tinageiro. Desde que conheci a Érika, fiquei apaixonada por suas ilustrações. Ela tem blog, mas posta mais na fanpage. Passem lá pra dar uma espiada.

Dentro do envelope veio: uma cartinha linda e adorei conhece…

Ensaio - Kelen e Samuel

Passando para mostrar um pouquinho das fotos que fiz, do casal Kelen e Samuel. Preparei o cenário, como se fosse um piquenique, com direito a marshmallows e balinhas. Foi muito gostoso fotografar os dois, deu pra sentir o amor e carinho que eles tinham um pelo outro. Sou muito grata por esses momentos e é isso que faz ser apaixonada por fotografia. Adoro registrar momentos, congelar emoções. 
Foram quase duas horas de ensaio, com direito a muitas fotos. Exploramos todos os espaços do Golf Club, um clube muito bonito aqui de Rosário. Ainda não conhecia o lugar e arrisco a dizer que é um dos locais mais bonitos aqui da cidade. 

Quem quiser ver as outras fotos do ensaio, só clicar aqui

As ilustrações de Morgane Carlier

Esses dias, achei por um grande acaso, o perfil de uma ilustradora e fiquei me perguntando: como eu ainda não conhecia seus trabalhos? Sou apaixonada por ilustrações, se pudesse cada mês o blog teria uma nova haha, pois também adoro mudar as coisas. 
Fiquei fuxicando o perfil da ilustradora Morgana e já de cara pirei com os traços dela. Lógico que saí feito louca procurando mais do seu trabalho. Encontrei o site, que vocês podem espiar à vontade e com certeza irão se encantar também. Morgana é uma ilustradora francesa, viciada em chás, vestidos, coisas vintage, gatos e bolos Separei todas as ruivinhas simpáticas, com suas roupas românticas, meio retro e super fofas. Achei que valia super a pena compartilhar com vocês. Na verdade, a Morgana também é ruiva e suspeito que essas são mini Morganas. Achei todas muito estilosas. Adoro vestidos com meia calça, roupas floridas, cores neutras, casaquinhos, sapatilhas e tatuagens. Quem ama também? Gostei demais e vocês o que acharam? Vou deixar as …